Engenharia de Produto, Processos e Serviços

A pesquisa nesta área de concentração desempenha  papel fundamental nas organizações, visto que é responsável em desenvolver os produtos e serviços que a empresa oferece ao mercado. O estudo sobre o desenvolvimento e gerenciamento dos processos nas organizações também é realizado nesta área, pois é a partir destes que os produtos e serviços da empresa são obtidos. É uma das áreas primordiais para geração de competitividade empresarial, sendo que o sucesso do negócio depende do desenvolvimento realizado sob sua coordenação. As linhas de pesquisas desenvolvidas nesta área procuram contemplar uma gama de temas considerados importantes neste campo de atuação.

Linhas de pesquisa

Gestão do Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços: A linha de pesquisa visa compreender como gerenciar e promover a melhoria contínua no processo de desenvolvimento de produtos, processos e serviços em empresas públicas, privadas e de capital misto.

Temas de Pesquisa

  • Desenvolvimento e Difusão de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis
  • Aspectos de Segurança e Saúde em Produtos, Processos e Serviços
  • Incorporação de Tecnologias Inteligentes em Produtos e Serviços
  • Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Produtos e Serviços
  • Gerenciamento Enxuto (Lean Management)

 

Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços: A linha de pesquisa visa compreender novas técnicas e abordagens para planejar, desenvolver ou implementar metodologias, técnicas ou ferramentas para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços nas empresas.

Temas de Pesquisa

  • Metodologias de projeto para produtos e serviços inteligentes
  • Desenvolvimento Enxuto (Lean) de Produtos e Serviços

 

Membros (6)

Diego de Castro Fettermann (Coordenador)

Eugenio Andrés Díaz Merino

Fernando Antônio Forcellini

Mauricio Uriona Maldonado

Osmar Possamai

Paulo Augusto Cauchick Miguel