Infraestrutura

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção está sediado no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. Assim, o Programa dispõe de toda infraestrutura necessária para seu bom funcionamento, que a própria UFSC coloca à disposição dos Departamentos. O PPGEP utiliza espaços próprios para o funcionamento da Secretaria e da Coordenação do Programa, estruturas de arquivos de dados, serviços de atendimento aos alunos e de professores, website e sistema de interação automatizada com o docente e com os discentes. As aulas, seminários, defesas de teses e de dissertações, bem como outras atividades acadêmicas do PPGEP, são realizadas em três ambientes exclusivos do Programa, sendo uma sala de aula e dois anfiteatros. Estes ambientes estão equipados com computadores e projetores multimídia.

Os seguintes laboratórios constituem a infraestrutura de pesquisa do PPGEP/UFSC:

 

  • Grupo de Sustentabilidade e Inovação em Energias Renováveis (SINERGIA, http://sinergia.ufsc.br/): tem como objeto de estudo a transição sócio-tecnologica para sociedades mais sustentáveis, principalmente nas áreas/setores de Energia e Mobilidade. As pesquisas do grupo procuram entender como acelerar essa transição, analisando os aspectos técnicos, sociais, ambientais e econômicos e propor novas soluções e/ou políticas que contribuam a esta meta. Desta forma, o grupo utiliza metodologia própria para a revisão de literatura estruturada apoiada em softwares especializados; e de metodologias de simulação, principalmente, dinâmica de sistemas para estudos prospectivos e retrospectivos. Supervisor: Prof. Mauricio Uriona Maldonado.

 

  • Laboratório de Custos e Medidas (LCM, https://custosemedidas.ufsc.br/): atua no apoio a atividades de pesquisa e extensão na área de gestão de custos e construção de escalas de medidas, principalmente a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O objetivo principal é servir de base para grupos de estudos formados por alunos de Graduação e de Pós-Graduação, além de pesquisadores. Supervisor: Prof. Antonio Cezar Bornia.

 

 

  • Laboratório de Desempenho Logístico (LDL, http://ldl.páginas.ufsc.br): dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções para melhorar o desempenho dos sistemas logísticos das organizações, com o propósito de desenvolver competências para profissionais e pesquisadores de ponta, gerar conhecimento científico à academia bem como agregar valor para a Logística das empresas parceiras. Permeia diversas áreas da logística e do Supply Chain como, por exemplo, Maturidade Logística, Custos Logísticos, Riscos Logísticos, Soluções Logísticas no ambiente da Indústria 4.0, Sustentabilidade e Green Logistics, objetivando transversalmente, a excelência na avaliação do desempenho logístico em diferentes setores da economia. Supervisor: Prof. Carlos Manuel Taboada Rodriguez.

 

 

  • Laboratório de Ergonomia (LABERGO, https://labergo.paginas.ufsc.br): tem por objetivo o desenvolvimento multidisciplinar de projetos de pesquisa e extensão, oferecendo dentro do contexto de Ergonomia do Trabalho, adequação às condições de saúde e segurança dos trabalhadores, e desenvolvimento de projetos/serviços/produtos ergonômicos e de Tecnologias Aplicadas, com soluções apropriadas às necessidades locais e funcionais que garantam melhores condições de trabalho e de vida dos usuários. Supervisora: Profa. Lizandra Garcia Lupi Vergara.

 

 

  • Laboratório de Gestão de Operações (LGO): grupo de pesquisa que atua no gerenciamento de operações produtivas e de suporte em escopo variado do ciclo de vida de bens e serviços, destacando temas em qualidade (ISO 9001, programa seis sigma, etc.), sistema produto-serviço (desenvolvimento e operação), servitização (transição organizacional), e manufatura avançada (smart manufacturing). Supervisor: Prof. Paulo A. Cauchick Miguel.

 

  • Laboratório de Projeto do Produto (LPP): atua na pesquisa e desenvolvimento de metodologias de projeto, incluindo novos fatores como aprendizagem em projetos, postponement, gestão de portfólio, time to market, precificação de produtos, otimização do valor econômico de produtos, flexibilidade em projetos etc. O LPP abriga o grupo de Engenharia e Análise do Valor, formado por alunos de graduação e pós-graduação. Supervisor: Prof. Osmar Possamai.

 

  • Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes (ProLogIS, https://ProLogIS.UFSC.br/): O Laboratório e grupo de pesquisa objetivam contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação inovadora de conceitos, métodos e técnicas para a tomada de decisão em sistemas produtivos distribuídos, integração de processos produtivos, de logística e transporte em cadeias de suprimentos, Manufatura avançada (inteligente, digital, conectada e social) e Indústria 4.0. Supervisor: Prof. Enzo Morosini Frazzon.

 

  • Laboratório de Produtividade e Melhoria Contínua (LPMC, https://lpmc.ufsc.br/): tem por missão promover atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à aplicação e difusão de técnicas de aprimoramento de produtos, serviços e processos, por meio da capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de projetos em parceria com instituições e empresas dos setores de manufatura e serviço. Supervisor: Prof. Guilherme Luz Tortorella.

 

  • Laboratório de Biomecânica (BIOMEC, https://biomec.paginas.ufsc.br/): promove o conhecimento relativo à área da biomecânica. Desde o início de suas atividades, vem integrando professores e pesquisadores de diferentes domínios do conhecimento, em especial, da ciência da saúde e das engenharias, na busca de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas relativas ao movimento humano, seja ele funcional, laboral ou esportivo. Supervisor: Prof. Antônio Renato Pereira Moro.

 

  • Núcleo de Garantia de Qualidade (NGQ): atua na consolidação de esforços relativos ao desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade de todos os setores do processo produtivo de bens e de serviços. Seu objetivo principal é planejar, desenvolver e gerenciar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Gestão e Avaliação da Qualidade de Bens e Serviços, coordenando o interesse e a aptidão de pesquisadores e profissionais, para fins de obtenção de resultados a serem transferidos para as empresas e instituições voltadas à produção de bens e serviços. Seu foco de atuação atual é o desenvolvimento de modelos de Gestão e Avaliação da Qualidade compatíveis com os ambientes da Indústria 4.0 e 5.0. Supervisor: Prof. Edson Pacheco Paladini.

 

  • Núcleo de Gestão de Design e Usabilidade & Laboratório de Design e Usabilidade (NGD I LDU, http://ngd.ufsc.br): desenvolve pesquisas nas áreas de Design e Engenharia com foco na Gestão de Design, Ergonomia, Inovação Social, Tecnologia Assistiva, Processo, Produto e Serviço. O Laboratório de Design e Usabilidade que dispõe de tecnologia de ponta, configurando um espaço apropriado para a pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicadas a diversos setores, dentre eles podem ser citados os industriais, saúde pública, serviços, dentre outros.. Supervisor: Eugenio Andrés Diaz Merino.

 

  • Núcleo de Estudos sobre os Recursos Intangíveis Organizacionais (NERIO): tem como objetivo desenvolver pesquisa e aplicação sobre maneiras de capturar e mensurar os ativos intangíveis das organizações, sobretudo considerando sua caracterização estratégica. Supervisora: Profa. Sandra Rolim Ensslin.