e-PROD #16 – Seminário Comitê 5P – Processo de ensino aprendizagem (PE/PPGEP)

O tema do ePROD#16 foi Processo de ensino e aprendizagem, e visou estimular a interação entre alunos de graduação e pós-graduação do PPGEP/UFSC.

O workshop iniciou com breves palavras do Coordenador do PPGEP Prof. Enzo Morosini Frazzon, responsável pela moderação do evento.

O Prof. Edson Pacheco Paladini – coordenador do comitê Comitê 5P – Processo de ensino/aprendizagem apresentou os atuais indicadores, metas e ações do comitê. O primeiro indicador do comitê diz respeito ao aumento da produção científica qualificada de discentes e docentes do programa. O segundo indicador refere-se a melhoria da atratividade de alunos egressos do CTC para o PPGEP. O presente workshop foi desenvolvido visando reforçar esses indicadores e solidificar o processo ensino-aprendizagem.

Sendo assim, a Prof. Marina Bouzon proferiu a palestra: Descomplicando a escrita científica: dicas e orientações práticas para publicação.

Inicialmente, a professora destacou como achar um bom e relevante tópico de pesquisa. Foram também mencionadas as habilidades para escrever um bom artigo ou monografia. A professora também descreveu resumidamente a estrutura de um artigo científico e trouxe exemplos práticos, além de ótimas dicas para publicação. Os slides da apresentação estão disponíveis para download no link: Descomplicando a escrita 15-09-21 – alunos.pdf

Para finalizar, houve uma mesa redonda, visando responder a seguinte pergunta: Como ampliar a interação entre graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção? 

Participaram da discussão, diversos representantes de entidades estudantis ligadas ao PPGEP:

Amanda Bunn – Grupo de Estudo em Lean (GLean) 

Gaia Rutwitsch – Grupo de Estudo Logísticos (Gelog)

João Vitor Goedert – PET Engenharia de Produção 

Vicente Cassol – Empresa Júnior de Engenharia de Produção (EJEP) 

Durante a mesa redonda os representantes destacaram como é atualmente a interação entre graduação e pós-graduação, que ocorre principalmente por meio dos grupos de estudos relacionados com as linhas de pesquisa de atuação de cada entidade.

Atualmente, existem alunos de graduação que trabalham em parceria com a pós-graduação para escrita de artigos.

O coordenador do PPGEP destacou a possibilidade dos alunos de graduação, cursarem disciplinas na pós-graduação como alunos especiais, e posteriormente validarem essas disciplinas, caso desejem cursar uma pós-graduação. A oportunidade foi destacada pelos alunos como importante, uma vez que muitas vezes eles têm demandas específicas em suas entidades, que poderiam ser supridas com base no conhecimento obtido nas disciplinas da pós-graduação.

Além disso, foi destacado que o PPGEP/UFSC possui três editais de processo seletivo para ingresso por ano e regime trimestral de disciplinas. Mais informações podem ser obtidas em: https://ppgep.ufsc.br .