Andréia May – Universidade do Porto (FEUP) / Portugal

Sou Andréia May, estudante de doutorado em Engenharia de Produção sob a orientação do professor Dr. Carlos Ernani Fries.

Em março de 2023 iniciei um doutorado sanduíche de 6 meses de duração na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Porto é uma cidade costeira no noroeste de Portugal e tem cerca de 232 mil habitantes. O seu lindo centro histórico é Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO. Soma-se a esse legado uma beleza natural ímpar, uma ótima gastronomia e uma intensa vida social, o que faz com que a cidade atraia cada vez mais turistas, muito deles brasileiros.

Apesar de Brasil e Portugal compartilharem o mesmo idioma, por vezes as peculiaridades linguísticas de cada país proporcionam situações engraçadas para ambos os lados. E o conhecimento de inglês continua sendo imprescindível, sendo este o idioma usado no meio acadêmico para interação com os muitos estudantes e pesquisadores de diversos países do mundo que atuam na FEUP. Os artigos e demais documentos científicos também são majoritariamente escritos em inglês, assim como muitas disciplinas são lecionadas apenas na língua inglesa.

A Universidade do Porto foi fundada em 1911 e é a maior instituição de ensino superior e investigação científica de Portugal. No Departamento de Engenharia e Gestão Industrial (DEGI) estou pesquisando a aplicação de métodos inovativos de Análise Envoltória de Dados (DEA, do inglês Data Envelopment Analysis) no saneamento básico. A supervisora é a professora Dra. Ana Camanho, que atualmente ocupa a função de Vice-Reitora de Transformação Digital e Gestão da Informação da U. Porto.

A bolsa de estudos conta com recursos do Programa Institucional de Internacionalização da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PRINT/CAPES) e se estende até o final de agosto de 2023.

O estudo no exterior é uma experiência única, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. Agradeço pela oportunidade e espero em breve disponibilizar esses novos conhecimentos para a academia e a sociedade em geral.