Maurício Flores – Universidade de Bremen/Alemanha

Meu nome é Maurício Flores, sou doutorando em Engenharia de Produção e estou realizando doutorado sanduíche junto ao Bremer Institut für Produktion und Logistik GmbH (BIBA), localizado em Bremen, na Alemanha, no período compreendido entre 2022 e 2023. Bremen é uma cidade-estado no norte da Alemanha, com cerca de 600.000 habitantes e possui uma arquitetura bem característica do norte europeu, além de muitas opções de parques, lagos e ambientes verdes. A Universität Bremen foi fundada na década de 1970, possui cerca de 20.000 estudantes entre graduação e pós-graduação, e tem a internacionalização como um de seus pilares, recebendo estudantes de todos os continentes. O BIBA, instituto em que estou realizando a minha pesquisa, é voltado para as linhas de gestão de produção e logística, e possui uma infraestrutura completa para simulação de experimentos em ambiente industrial. O financiamento do doutorado sanduíche foi realizado por meio do Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) da CAPES, dentro do escopo do projeto Meta-aprendizagem aplicada à Manutenção Preditiva de Sistemas Avançados de Manufatura (MetaMaintain), executado em parceria entre o Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes (ProLogIS/UFSC) e o BIBA. Além de participar das atividades do projeto, pude avançar na minha pesquisa de doutorado, que está inserida no contexto de modelagem e simulação de sistemas logísticos portuários inteligentes e tive a oportunidade de fazer networking com pesquisadores do setor portuário, além de conseguir uma parceria para obtenção de dados para um use case da minha tese em um terminal portuário europeu. Além de aprimorar o inglês, tive a oportunidade de fazer dois níveis de um curso de alemão, oferecido pelo Goethe-Institut em parceria com a Universität Bremen. A experiência é bastante enriquecedora e valiosa para o currículo e formação acadêmica.