Lúcio Galvão Mendes – Universidade de Bremen / Alemanha

Sou Lúcio Galvão Mendes, estudante de doutorado em Engenharia de Produção pela Universität Bremen. Realizei um doutorado sanduíche na Universität Bremen, na Alemanha, no período de 2021-2022. A instituição está localizada na cidade de Bremen, que possui aproximadamente 600.000 habitantes e um belo centro histórico. Além disso, é considerada uma das cidades mais bike-friendly da Alemanha. Durante minha estadia no exterior, trabalhei no BIBA – Bremer Institut für Produktion und Logistik GmbH – em colaboração com pessoas de diferentes países. Além de executar meu projeto, participei das atividades da International Graduate School for Dynamics in Logistics, onde doutorandos de todo o mundo se reuniam para atividades de formação em pesquisa e interação. O financiamento do meu período sanduíche foi possível graças ao programa PIPC (Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa) devido à minha participação no projeto Metamantain – A meta-learning approach to select appropriate prognostic methods for the predictive maintenance of digital manufacturing systems. Essa foi minha primeira oportunidade de intercâmbio, o que resultou em uma melhoria significativa no meu inglês, idioma utilizado no ambiente de trabalho e nas interações com amigos internacionais. Além disso, também iniciei meus estudos de alemão. Essa experiência proporcionou uma compreensão do funcionamento das universidades alemãs e dos financiamentos de pesquisa, abrindo possibilidades para futuras parcerias.