Jonathan Gumz – Universidade de Otago/ Nova Zelândia

Sou Jonathan Gumz, estudante de doutorado em Engenharia de Produção e realizei doutorado sanduíche junto a University of Otago – Nova Zelândia em 2022-2023. A unidade está localizada na cidade de Dunedin/NZ. Dunedin é a segunda maior cidade da ilha sul e a cidade mais antiga da Nova Zelândia. É uma cidade pequena, de 125.000 habitantes, mas muito bonita e com um povo acolhedor e muito vibrante. A Universidade de Otago é a mais antiga do país e recebe estudantes do mundo inteiro, principalmente Austrália, Coreia do Sul, China, Estados Unidos e Reino Unido. No Centro para Sustentabilidade, onde realizei minha pesquisa, tive oportunidade de conviver com estudantes dos EUA, Escócia, Itália, Chile, Quênia, Canadá, Bangladesh e Nepal. Meu financiamento foi realizado por meio de uma Bolsa de Doutorado Sanduíche fornecida diretamente pelo CNPq, sendo que para isso foi submetido um projeto de pesquisa pelo prof. Orientador diretamente na Plataforma do CNPq. Minha pesquisa foi sobre a implementação de medidores inteligentes de energia na Nova Zelândia e suas lições para implementações em outros países. Morei na casa de um músico e fabricante de instrumentos local, o que foi muito bom porque durante o tempo em que estive lá ele recebeu dezenas de amigos e visitantes do mundo todo. Pude aprimorar muito o meu inglês, principalmente o inglês mais britânico, muito diferente do inglês americano a que estava mais acostumado. Essa experiência com certeza é incrível e vale muito a pena!