Jerko Ledic – Universidade de Tecnologia de Sydney / Austrália

Sou Jerko Ledic, aluno de doutorado em Engenharia de Produção e tive o privilégio de realizar um doutorado sanduíche na UTS, durante 6 meses em 2022-2023. Embora Sydney não seja a capital da Austrália – honra que cabe a Canberra – é a cidade mais populosa e vibrante. A UTS, com mais de 44.000 alunos, é uma universidade de tecnologia pública que se destaca no cenário australiano com maior impacto de pesquisa do país. Sua visão de ser líder global é evidente em suas fortes áreas de inteligência artificial, ciência de dados e robótica. Foi na Faculdade de Engenharia e Tecnologia de Informação onde desenvolvi meu projeto sobre elaboração de um algoritmo para prever afastamentos no trabalho. Nela é oferecida educação e pesquisa rigorosas, práticas e focadas na indústria que incentivam tecnologias disruptivas e cultivam profissionais excepcionais. Em 2014, a UTS entregou seu novo edifício de Engenharia e TI, a maior instalação a ser construída sob o Plano Diretor do Campus da Cidade de US$ 1 bilhão. Meu financiamento foi realizado por meio de uma Bolsa de Doutorado Sanduíche fornecida pela Capes-Print UFSC. Para isso participei da seleção que tinha como pré-requisito um dos testes de língua extrangeira, projeto de pesquisa e carta convite do orientador nos exterior entre outros. Tive a oportunidade de mergulhar na cultura australiana, aproveitar a segurança e a estrutura pública de Sydney, e até mesmo surfar e explorar outras cidades durante os fins de semana. Fui calorosamente recebido pelos meus colegas e orientadora, e estou convencido de que esta experiência enriqueceu tanto meu desenvolvimento profissional quanto pessoal. Recomendo vivamente a outros alunos esta aventura acadêmica e cultural.