LOGÍSTICA E TRANSPORTE

1. COORDENADOR DA ÁREA

Prof. Antônio Sergio Coelho, Dr.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA

O tratamento dado ao setor produtivo, através do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management), integrando de forma sistêmica e estratégica seus diversos participantes, sempre com enfoque no consumidor final, dá à Logística um papel fundamental.

Dada a competição enfrentada, as empresas participantes da cadeia de produção já vêm gradativamente reduzindo seus custos e melhorando a sua produtividade. Contudo, restam, ainda, grandes ganhos de competitividade que se encontram localizados nas interfaces entre esses participantes. Atuando sobre estoques, transporte, uso da informação, serviços complementares associados ao marketing, entre outros fatores, a Logística busca a redução de custos globais, a redução do lead time e, conseqüentemente, a agregação de valor para o consumidor final.

Neste contexto, o Transporte, que se apresenta como um dos subsistemas de maior impacto sobre o custo e o tempo de resposta na cadeia de abastecimento, recebe especial atenção desta área de concentração. Além disto, a extensão do ferramental analítico desenvolvido e aplicado em problemas logísticos empresariais a outros setores, faz com que nesta área se encontrem outras aplicações de cunho social, principalmente na prestação de serviços públicos.

3. LINHAS DE PESQUISA

a. ANÁLISE, OTIMIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CADEIAS LOGÍSTICAS

Desenvolver subsídios teóricos, bem como ferramentas de análise, de otimização e de gerenciamento aplicados às cadeias de suprimentos, que permitam o aumento da competitivade das organizações individuais e dos territórios.

Projetos:

b. OTIMIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES E DE SERVIÇOS PÚBLICOS E EMERGENCIAIS

Desenvolver subsídios teóricos, bem como ferramentas de análise, otimização e gerenciamento aplicados às redes de transportes e à prestação de serviços públicos e emergenciais, visando o aumento da eficiência, a melhoria da qualidade e a diminuição de riscos.

Projetos:

  • Otimização e gerenciamento de sistemas de transporte público.
  • Otimização e gerenciamento de sistemas públicos e emergenciais.

4. PROFESSORES

Antônio Galvão Naclério Novaes, Dr.

Antônio Sérgio Coelho, Dr.

Carlos Manuel Taboada Rodrigues, Dr.

Enzo Morosini Frazzon, Dr.

Lucila Maria de Souza Campos, Dra.

Mirian Buss Gonçalves, Dra.

Mônica Maria Mendes Luna, Dra.

Sérgio Fernando Mayerle, Dr.