Estágio de Docência

Para realização de Estágio de Docência, é necessário enviar o Formulário de Estágio de Docência para o e-mail ppgep@contato.ufsc.br.

Atenção: Não serão aceitos formulários impressos, apenas a versão digital enviada para o e-mail da Secretaria.

 

Alunos de Doutorado que recebem bolsa CAPES devem realizar Estágio de Docência por dois semestres em cursos de Graduação da UFSC , como requisito para a defesa da tese.

Demais alunos de Mestrado e Doutorado que não se enquadrem na obrigação acima descrita podem igualmente realizar estágio de docência, inclusive em outras instituições de ensino. Os alunos de cursos de Mestrado poderão totalizar até 4 (quatro) créditos e os alunos de cursos de Doutorado até 8 (oito) créditos na disciplina de Estágio de Docência.

A quantidade de créditos de disciplina de Estágio de Docência e demais regramentos relacionados estão descritos na RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 3/CPG/2021, de 08 de novembro de 2021.

Art. 5° A disciplina de Estágio de Docência deverá ser cursada pelos estudantes com a seguinte carga horária:

I – Estágio de Docência I (1 crédito = 15 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 3 a 5 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 2 créditos;

II – Estágio de Docência II (2 créditos = 30 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 8 a 10 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 3 créditos;

III – Estágio de Docência III (3 créditos = 45 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 12 a 15 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 4 créditos.

Não é possível realizar estágio de docência simultâneos, devendo ser realizados em semestres distintos.

Os créditos obtidos em Estágio Docência não são computados para o atingimento dos créditos mínimos de disciplinas exigidos. Por outro lado, a nota do estágio será computada para o cálculo da média de notas.