IX CIDESPORT

16/11/2022 12:17

Com cerca de 200 participantes, o IX CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, que aconteceu de 9 a 11 de novembro em Florianópolis. Contou com uma  diversidade do público presente, com representantes de portos públicos e terminais privados de todo o país, além de pesquisadores de instituições de ensino.

Nesse sentido, também os palestrantes e painelistas representavam alguns dos maiores portos e terminais do país, com destaque para Patricio Junior, da TIL, que no Brasil é acionista nos terminais BTP (Santos), Portonave (Navegantes) e Multi Terminais (Rio de Janeiro). Executivos do Porto Sudeste, Porto Itapoá, Porto do Itaqui, Vale, Suzano, entre outras empresas, se fizeram presentes no Congresso.

Aproximação entre universidades e portos é destaque no IX CIDESPORT

O terceiro dia do IX CIDESPORT foi dedicado à apresentação dos trabalhos acadêmicos de estudantes de mestrado e doutorado de universidades públicas e privadas de todo o Brasil, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal Fluminense (UFF).  Foram apresentados 48 artigos de cerca de 100 pesquisadores.

Segundo a coordenadora científica do CIDESPORT, professora Dra. Sandra Rolim Ensslin, este momento do Congresso oxigena o setor portuário por meio da academia e da necessidade prática. “É uma relação de ganha-ganha. Com isso fortalece a ciência, insere os alunos em uma realidade produtiva e estimula uma competitividade saudável”, comenta.

O foco dos pesquisadores foi apresentar trabalhos com aplicabilidade no dia a dia dos portos. Anderson Alencar Araripe apresentou “Análise do Tempo Operacional entre a Desatracação e Atracação de Navios na Portos do Paraná”. Ele diz que o uso do trabalho científico no porto é importante na direção de tomadas de decisões cada vez mais assertivas. “Quando unimos teoria e prática, todos são beneficiados, inclusive a sociedade”, conclui.

Para o professor Dr. Newton Narciso Pereira, da UFF, que foi orientador de trabalhos apresentados, os artigos têm ligação direta com o dia a dia da atividade portuária. “Você precisa estar muito próximo da indústria para saber os seus problemas e propor pesquisas e soluções”, explica.

O Porto do Itaqui, no Maranhão, apresentou trabalhos que foram implementados na empresa pública. “É fundamental a aproximação do porto com a comunidade acadêmica para que a universidade possa cada vez mais prover pesquisa aplicada para trazer soluções. Nós, além de oferecer estrutura, temos que fomentar este ecossistema dentro do porto porque todos ganham”, diz Artur Thiago Leda Alves da Costa, Diretor de Administração e Finanças do Porto do Itaqui.

Prêmio CIDESPORT 2022

A edição do IX CIDESPORT foi marcada pela estreia do Prêmio CIDESPORT 2022, com troféus para os portos de interesse público e os portos e terminais privados que possuem o maior número de certificações internacionais (ISO e EcoPort).

Veja abaixo o ranking dos premiados:

COLOCAÇÃO PORTOS PÚBLICOS
 Porto do Itaqui – MA