Yuri Triska – Universidade de Bremen / Alemanha

Me chamo Yuri Triska, sou doutorando do PPGEP desde 2020, compondo o ProLogIS, grupo de pesquisa orientado pelo Prof. Enzo Frazzon. Fiz doutorado-sanduíche de 12/2021 a 11/2022 no Bremer Institut für Produktion und Logistik (BIBA), instituto vinculado à Universität Bremen, na cidade alemã de Bremen. Essa mobilidade acadêmica foi financiada pela CAPES e viabilizada em função do projeto MetaMaintain, uma parceria entre BIBA, UFRGS e UFSC. Eu já havia feito intercâmbio na Holanda durante minha graduação, em 2012/2013, mas ainda que a cultura e o clima dos dois países sejam relativamente parecidos, pude ter uma experiência bastante diferente. Devido à fase de vida ser diferente, não cursar disciplinas na universidade, ter chegado no inverno durante a pandemia de Covid-19. Fui muito bem recebido pelos colegas alemães no instituto, e com o tempo fiz amizade com gente de diversos países pelo mundo, em sua maioria pesquisadores. Desenvolvi um nível de alemão básico, que é útil no dia-a-dia do país, pois é comum se deparar com situações onde falar inglês não é uma opção. Pude observar o quanto o pesquisador é valorizado lá, quando comparado ao Brasil. Participei de evento em Kaiserslautern que reuniu pesquisadores de diferentes projetos com parceria conjunta entre instituições brasileiras e alemãs no contexto de manufatura avançada e Indústria 4.0. Também participei de evento sobre logística portuária em Roterdã, onde acompanhei as discussões mais relevantes no setor atualmente e fiz contatos profissionais que podem ser importantes no futuro. Seja visando aprimoramento de idiomas, contato com culturas de todo o mundo, construção de rede de contatos ou produção científica, penso que um intercâmbio no exterior é bastante valioso para o pós-graduando, em especial o doutorando.