Coordenador do PPGEP é novo Humboldtiano

01/09/2022 12:53

O projeto “EngMind – Supporting the emergence of a new engineering mindset for the Brazilian digital transformation” (Promovendo o surgimento de uma nova mentalidade de engenharia para a transformação digital brasileira) do Prof. Dr.-Ing. Enzo Morosini Frazzon (EPS/PPGEP/UFSC – https://deps.ufsc.br/enzo-frazzon/ e https://prologis.ufsc.br/ ) foi contemplado pela Alexander von Humboldt Foundation (AvH) com uma Georg Forster Research Fellowship, tornando-o assim membro dessa renomada rede de pesquisadores.

A Fundação Alexander von Humboldt promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior e da Alemanha. A rede abrange mais de 31.000 humboldtianos em mais de 140 países, incluindo 57 vencedores do Prêmio Nobel. Mais informações em: https://brasil.diplo.de/br-pt/assuntos/-/2475602 e https://www.humboldt-foundation.de/ . A AvH concede a Georg Forster Research Fellowship for Experienced Researchers especialmente para que sejam desenvolvidas pesquisas que promovam a transferência de conhecimento e métodos e que contribuam para o desenvolvimento dos países de origem dos pesquisadores contemplados.

O projeto aprovado visa apoiar o surgimento de uma nova mentalidade de engenharia – sustentável, global e orientada para a ciência –, que contribuirá para a transformação da sociedade civil, economia e indústria brasileira. O desempenho sustentável (econômico, ambiental e social) das indústrias digitalmente transformadas depende de tecnologias, componentes e sistemas intensivos em conhecimento, bem como de uma mentalidade e competências adequadas dos tomadores de decisão ao longo de sistemas sócio-ciberfísicos. Decisões de manufatura críticas e complexas com impacto de longo prazo na resiliência e sustentabilidade dependem de atores humanos capacitados a lidar com uma nova realidade digital. Nesse contexto, a formação de uma nova geração de engenheiros de produção contribuirá para a competitividade industrial brasileira. Sua educação depende de práticas de aprendizado baseadas em pesquisa, fomentadas pela colaboração entre a indústria e a academia.

No escopo do projeto, em primeiro lugar, será proposta uma visão integrada e convergente, baseada numa perspectiva de sistemas sócio-ciberfísicos. Em segundo lugar, será estruturado um método para desenvolver gêmeos digitais cognitivos adaptativos para o planejamento e controle de redes globais de manufatura. Sobre esses fundamentos, e considerando uma análise exploratória da relação pesquisa-educação na Alemanha e Itália, uma prática de aprendizagem baseada em pesquisa será estruturada, testada e disseminada no Brasil, apoiando o surgimento de uma mentalidade de engenharia que promova um futuro digital competitivo, sustentável, seguro e resiliente. Uma das frentes de disseminação será o PPGEP/UFSC. A execução do projeto ocorrerá de Novembro/2022 até Fevereiro/2025.

Palavras-chave: socio-cyber-physical systems; global production networks; research-based learning; Industry 4.0/5.0; digital twins

Contato:

Prof. Dr.-Ing. Enzo Morosini Frazzon

+ 55 48 9 9973 1655 (Whatsapp) / enzo.frazzon@ufsc.br

https://www.linkedin.com/in/enzofrazzon/

https://www.researchgate.net/profile/Enzo_Frazzon

https://orcid.org/0000-0002-6629-6938