Aula Magna – Início do Ano Letivo PPGEP/UFSC 2020

07/02/2020 08:39

Modelo de Inovação EMBRAPII e a integração academia-empresas

Prof. Dr.-Ing. Carlos Eduardo Pereira

Público-alvo: comunidade científica da UFSC e setor empresarial de Florianópolis.

Local: Auditório Castro, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas – EPS/CTC/UFSC.

Dia 09/03/2020 (2ª feira, 13:30-15hs)

A EMBRAPII é uma Organização Social com contrato de gestão firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação e tem como missão contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades. Entrando no 6o ano de atuação a EMBRAPII já contratou mais de 860 projetos com cerca de 600 empresas. Atualmente a rede de unidades EMBRAPII conta com 42 unidades, sendo que 3 chamadas publicas para seleção de novas unidades serão realizadas em 2020. A palestra apresentará o modelo de operação da EMBRAPII e dará uma visão geral dos resultados obtidos até o momento, com ênfase para as possibilidades de participação de pequenas e micro empresas e startups.

Prof. Dr.-Ing. Carlos Eduardo Pereira

Professor Titular da Escola de Engenharia da UFRGS – Departamento de Engenharia de Automação, possui título de Doutor em Engenharia de Automação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, bem como de Mestre e Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica respectivamente pela UFRGS, RS. Foi pesquisador visitante do United Technologies Research Center (UTRC) Hartford, Connecticut, Estados Unidos, no período de 2000 a 2001, ocasião em que fez parte do desenvolvimento de projeto com temática vinculada a Smart Buildind , em colaboração com o Medial Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. De 2005 a 2009 foi Diretor Técnico do Centro de Pesquisa Aplicada da FIERGS, RS, coordenando projetos na área de Telemedicina e Automação. Sua pesquisa tem como foco o estudo de metodologias e instrumentos de apoio para o desenvolvimento de sistemas embarcados em tempo real, com ênfase no uso da automação e da distribuição de objetos vinculados a protocolos de comunicação industrial. Carlos E. Pereira é Pesquisador Nível 1 do CNPq, Editor Associado das revistas “Control Engineering Practice” e “Annual Reviews in Control” e “Deputy Editor-in-chief” da revista “IFAC Journal of Systems and Control”, todas da Editora Elsevier, sendo coautor de mais de 300 artigos científicos em temas de sua área de atuação. Durante a sua vida acadêmica, orientou mais de 50 teses de doutorado e mestrado, em 2012, Dr. Pereira foi agraciado com prestigiado Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel, outorgado pela Fundação Alexander von Humboldt destinado a cientistas e pesquisadores estrangeiros, de reconhecimento internacional no seu campo de atuação.