Alunos estrangeiros

Para idioma español aqui

Estudantes estrangeiros residentes fora do Brasil podem ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção por meio do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). 

Como Proceder

O processo de inscrição deverá ser realizado diretamente pelo site do CNPq (para inscrições ao Mestrado) ou pelo site da CAPES (para inscrições ao Doutorado).

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) possui um processo específico interno para a emissão de cartas de aceitação – requisito para efetivar a inscrição ao PEC-PG. O processo detalhado encontra-se no Edital no link abaixo:

EDITAL PPGEP – Candidatos Estrangeiros

Anexo A.doc

Anexo B

O modelo (template) para o Projeto de Pesquisa, pode ser baixado no link abaixo:

Modelo Projeto

Observação: A carta de aceitação  indica apenas que o candidato está apto, do ponto de vista acadêmico, a desenvolver seus estudos no Brasil e é condicional à aceitação do candidato pelo PEC-PG,  portanto, em caso do candidato não ser selecionado pelo PEC-PG, a carta não garante a inscrição com matrícula regular.

Um fluxograma, descrevendo, o processo simplificado pode ser apreciado aqui.

Mais sobre o PEC-PG

O PEC-PG oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, a oportunidade de realizar o Mestrado ou o Doutorado em Universidades Brasileiras. O PEC-PG é administrado conjuntamente pelo Departamento Cultural – DC do Ministério das Relações Exteriores – MRE, pela CAPES e pelo CNPq.

As inscrições para o Mestrado, devem encaminhar-se exclusivamente ao CNPq, com base nas informações detalhadas neste link:

CNPq – PEG-PG

As inscrições para o Doutorado devem encaminhar-se exclusivamente à CAPES, com base nas informações detalhadas neste link:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

O PEC-PG oferece, adicionalmente, os seguintes benefícios:

  • Matrícula de aluno regular no curso de Mestrado ou Doutorado;
  • Bolsa mensal de R$ 1.500,00 para aluno de Mestrado, com duração máxima de 24 meses e R$ 2.200,00 para aluno de Doutorado, com duração máxima de 48 meses;
  • Na conclusão do curso de Mestrado ou Doutorado, uma passagem aérea de retorno ao país de origem do aluno estrangeiro.

Mais informações sobre o Edital do PEC-PG neste link:

EDITAL PEC-PG

Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o PEC-PG neste link:

FAQ – PEC-PG