Sobre o Curso de Mestrado

.

Sobre o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção

O processo de seleção ao curso de Mestrado em Engenharia de Produção é focado na Engenharia de Produção enquanto campo de conhecimento, com as características específicas que lhe são próprias e em suas áreas de concentração: gestão de operações, engenharia de produto e processo, ergonomia e logística/transporte.

Documentação Necessária

Para o processo de seleção, o candidato deverá apresentar à seguinte documentação, dentro dos prazos estabelecidos (além de outros documentos específicos no Edital correspondente):

  1. Comprovante de inscrição;
  2. Folha de identificação;
  3. Projeto de pesquisa;
  4. Curriculum Vitae no formato da plataforma Lattes/CNPq; e
  5. Certificado de Proficiência em Língua Inglesa.

Projeto de Pesquisa deve ser objetivo, caracterizando de forma consistente a proposta e evidenciando sua compatibilidade com uma das áreas de concentração do Programa: Gestão de Operações, Engenharia de Produto e Processo, Ergonomia e Logística/Transporte. Sobre o certificado de proficiência em Língua Inglesa: são válidos a) os certificados fornecidos pelo DLLE/UFSC; b) certificados de proficiência em língua inglesa emitidos por Instituições de Ensino Superior Federais e Estaduais Brasileiras; c) certificado  TOEFL, em suas diferentes modalidades (verificar o escore mínimo para cada modalidade TOELF, no Edital correspondente); d) certificado IELTS, com escore mínimo de 5,5 pontos; e e) certificado de aprovação no teste CPE (Cambridge English Proficiency).

Sobre a Seleção

A seleção para o curso de Mestrado, considera o perfil e as características acadêmicas do candidato, para possibilitar um bom desempenho do mesmo no PPGEP bem como um bom desempenho do PPGEP na avaliação da CAPES. O candidato deve ressaltar em seu currículo as atividades de produção intelectual e científica bem como a experiência profissional e acadêmica. Serão considerados o perfil e a experiência do candidato para desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa. A seleção é constituida de três etapas: (1) Prova Escrita; (2) Avaliação do Currículo Vitae; e (3) Avaliação do Projeto de Pesquisa. A prova escrita avalia tanto conhecimentos gerais sobre a engenharia de produção como área, quanto conhecimentos específicos relativos a área de concentração escolhida pelo candidato. Esta etapa é eliminatória. Já, as etapas de avaliação do currículo vitae e de avaliação do projeto de pesquisa são classificatórias.

Datas de Inscrição para o Processo de Seleção

Inscrições: Geralmente entre Agosto e Setembro de cada ano. Divulgação dos Resultados: Geralmente entre Novembro e Dezembro de cada ano.

Créditos necessários para obter o Diploma de Mestre em Engenharia de Produção

.

Créditos em disciplinas 18 créditos
Créditos pela aprovação da Dissertação: 6 créditos
Total de créditos: 24 créditos

Quanto às disciplinas, há a possibilidade de validação de créditos de disciplinas realizadas antes do ingresso como aluno regular. A validação dependerá do tipo de disciplina, da situação do aluno quando da realização da disciplina e de outros critérios estabelecidos no Regimento Interno do Programa.

Mais informações

Para maiores informações, consultar o Regimento Interno do Programa e entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção: Telefone: (48) 3721 – 2724/ 3721 – 7003 E-mail: ppgep@contato.ufsc.br