Histórico do PPGEP

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou suas atividades em 1969, como parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Em 1970, passou a funcionar de forma independente, tendo sido reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 1979.

A partir de um projeto de Planejamento Estratégico, desenvolvido em março de 1982, o PPGEP empreendeu esforços organizados em direções bem caracterizadas. Inicialmente, investiu-se na formação de seus docentes; a seguir, a partir da consolidação do curso de Mestrado, estabelecido em 1969, foi criado o programa de Doutoramento em 1989; já em meados dos anos 90, ao mesmo tempo em se enfatizava a consolidação do Doutorado, o PPGEP criou um projeto inovador no país, qual seja, o do Ensino à Distância.

Em dezembro de 2001, o colegiado do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, da UFSC, acompanhando recomendações feitas pela CAPES, constituiu uma comissão para analisar a atual situação do PPGEP. Deveria, esta comissão, dar especial ênfase ao papel que desempenhavam os docentes do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas no PPGEP.

Posteriormente, em fevereiro de 2002, reuniram-se cerca de 50 professores atuantes no PPGEP, metade deles docentes do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, para discutir a reestruturação do programa, em termos, especificamente, do foco de atuação do PPGEP, levando em consideração três aspectos básicos: (1) as recomendações de recente avaliação desenvolvida pela CAPES, assim como a (2) própria caracterização da área de Engenharia de Produção e (3) as relações históricas do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas com o PPGEP. Nova comissão surgiu desta reunião, sendo a ela solicitada a elaboração das diretrizes gerais de uma proposta para a restruturação do PPGEP.

Objetivando desenvolver um trabalho unificado, ambas as comissões passaram a atuar em conjunto. Deste trabalho integrado surgiu, em 2002, um novo programa, com estrutura que vigorou até dezembro de 2012, com 5 Áreas de Concentração: (1) Ergonomia, (2) Engenharia do Produto, (3) Inteligência Organizacional, (4) Logística e Transporte, e (5) Sistemas de Produção.

Desde 2002 o Programa vem buscando atender às recomendações feitas pela CAPES, sobretudo as apontadas nos Relatórios e Fichas de Avaliação Trienal. Em 2007 recebeu conceito 3, relativo ao primeiro período completo de avaliação (2004-2006), após o reestabelecimento de um novo programa, em 2002. Em 2010 o programa alcançou conceito 4, relativo a trienal 2007-2009. Em 2013, recebeu o conceito 5, relativo ao período de avaliação de 2010-2012.

Em 2013, inicia-se um novo Planejamento Estratégico, que tem por objetivo adequar o programa às novas estratégias e reformulação do corpo docente, já que o departamento de Engenharia de Produção da UFSC passa, desde 2009, por forte alteração de seu quadro de professores, decorrente de aposentadorias e novas contratações. O Planejamento Estratégico, iniciado em 2013, pretende traçar estratégias, objetivos e metas para um período de 10 anos. Atualmente, após reestruturação, o programa contempla 4 (quatro) Áreas de Concentração: (1) Engenharia do Produto e Processo, (2) Ergonomia, (3) Gestão de Operações, e (4)  Logística e Transporte.

Voltar a Sobre o PPGEP