ENGENHARIA DE PRODUTO E PROCESSO

1. COORDENADOR DA ÁREA

Prof. Diego De Castro Fettermann, Dr.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA

A Área de Engenharia de Produto e Processos é considerada uma das mais tradicionais dentro dos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil. Não obstante sua importância acadêmica, esta Área de concentração vem desempenhando papel fundamental nas organizações, haja vista que é através dos seus produtos e serviços que a empresa se relaciona com o mercado. De outra parte, o gerenciamento e desenvolvimento dos processos industriais e administrativos também possui papel fundamental, pois é a partir deles que os produtos e serviços da empresa são obtidos e onde se concentram os maiores recursos e esforços desenvolvidos por uma organização. Portanto, esta Área de concentração está no centro das expectativas geradoras da competitividade empresarial e delas dependem, em suma, o sucesso dos negócios. As linhas de pesquisas desenvolvidas procuram contemplar uma gama de temas de pesquisa consideradas importantes neste campo de atuação.

3. LINHAS DE PESQUISA

a. GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS

Os principais temas desenvolvidos nesta linha são: gerenciamento de projetos na indústria da confecção; análise do portfólio de produtos; o produto e a variável ambiental; aspectos de segurança em produtos e processos.

Projetos:

  • Desenvolvimento de sistemáticas para o projeto colaborativo
  • Desenvolvimento de uma família de produtos para a maricultura
  • Tópicoscomplementares ao desenvolvimento de produtos industriais.

b. METODOLOGIAS DE PROJETO DE PRODUTOS E DESIGN

Os principais temas desenvolvidos nesta linha são: engenharia simultânea aplicada ao projeto do produtos; ergonomia no desenvolvimento de produtos; estudos de design aplicados ao projeto; o valor econ6omico agregado em projeto de produtos.

Projetos:

  • Desenvolvimento de sistemáticas para a implantação do processo de desenvolvimento de produtos
  • Modelagem do processo de desenvolvimento de produtos em cadeias de suprimentos

4. PROFESSORES

Diego De Castro Fettermann, Dr.

Eugenio Andres Diaz Merino, Dr.

Fernando Antônio Forcellini, Dr.

Leila Amaral Gontijo, Dra.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Dr.

Osmar Possamai, Dr.

Paulo Augusto Cauchick Miguel, PhD.