Ementa das disciplinas
EMail

 

Fundamentos do Desenho Industrial

EMENTA

Introdução ao desenho industrial: aspectos históricos, conceituais, metodológicos. Prática de projeto. Definições e histórico. Movimentos históricos em design: Shakers, Arts and Crafts, Art Nouveau, Deutscher Werkbund, De STIJL, O Construtivismo, A Bauhaus, Styling, Design Americano, Design Escandinavo, Pós-Moderno, Influência Italiana. Seminários sobre temas diversos relacionados com design. Redação de artigos.  

Gestão do Desenvolvimento Sustentável Empresarial

EMENTA

Não fornecida pelo professor da disciplina.

Sistemas Enxutos

EMENTA

Introdução a Abordagem Enxuta; Os Princípios da Abordagem Enxuta; Valor e Desperdícios; Mapeamento do Fluxo de Valor; Manufatura Enxuta; Desenvolvimento Enxuto de Produtos; Projetos de Implantação da Abordagem Enxuta.

Avaliação de Desempenho

EMENTA

Propósitos da avaliação de desempenho. Fundamentações científicas. Evolução. Métodos de avaliação de desempenho. Classificação dos métodos. Uso da avaliação de desempenho para a avaliação de seus desempenhos. Desenvolvimento e análise crítica de aplicações e oportunizar aos alunos identificar as fontes de conhecimentos para desenvolver suas aptidões críticas de avaliação, conhecer o que é e, os principais métodos atualmente utilizados e como identificar o método mais conveniente em cada contexto. Evidenciar as potencialidades do processo de avaliação como um instrumento para gerar aperfeiçoamento daquilo que se está avaliando, ao mesmo tempo em que se cria transparência, validação e legitimidade do trabalho. Apresentar as técnicas atualmente mais utilizadas para avaliação e as formas para validar e legitimar os trabalhos de avaliação de desempenho.

Antropometria e Biomecânica Ocupacional

EMENTA

Histórico e introdução ao estudo do movimento; terminologias e conceitos de biomecânica; considerações músculos-esqueléticas do movimento humano; composição e resolução de vetores; sistemas de alavancas; condições de equilíbrio e determinação do centro de massa; mensuração das propriedades físicas do corpo; modelos em biomecânica ocupacional; análise do movimento humano com enfoque na dinâmica postural.

Introdução à Ergonomia

EMENTA

Fundamentos da ergonomia: conceitos, histórico, tendências, aspectos físicos e mentais, aplicações; antropometria e ambientes de trabalho; postos de trabalho; organização do trabalho; erro humano e segurança no trabalho; humanização e Qualidade de vida no trabalho.

Logística Empresarial

EMENTA

Introdução ao curso. Introdução á Logística ao ambiente de negócios e a sua influencia na Logística, conceituação da Logística, valor agregado da logística, eficiência e eficácia na Logística, os fluxos logísticos evolução da Logística O Sistema Logístico: sub-sistemas e objetivos. Nível de Serviço ao Cliente. Custos Logísticos. Principais trade-off logísticos. O Sub-sistema Logística de Suprimentos: tarefas, decisões a serem tomadas. O sub-sistema Distribuição Física: tarefas, e decisões a serem tomadas na configuração de um canal de distribuição. Tópicos Especiais: A infraestrutura Logística no Brasil; Logística Reversa.

Modelos de Equilíbrio em Redes

EMENTA

Conceito de Equilíbrio. Redes de Transporte Urbano: princípio de Wardropotimização do sistema × equilíbrio do usuário; modelos e algoritmos de equilíbrio do usuário; modelos e algoritmos de equilíbrio estocástico do usuário; modelos de super-redes (demanda elástica, escolha modal e distribuição de viagens). Redes de Competição Espacial por Mercados: tipos de mercados (monopólios, oligopólios e concorrência perfeita); equilíbrio de Nash (Cournot-Nash, Bertand-Nash e Stackelberg); modelagem e algoritmos de resolução.  

Metodologia MCDA – Pesquisa Direta

EMENTA

Propõe-se a discutir com os alunos os temas relacionados a suas dissertações e tese, levando em conta os conhecimentos de Introdução a MCDA, Fundamentos de MCDA, MCDA I – Estruturação de Problemas, MCDA II - Operacionalização de Estruturas Hierárquicas e MCDA II – Avaliação  e Recomendações de Contextos Complexos.

Otimização em Transportes e Logística

EMENTA

Otimização. Função objetivo e restrições. Formulação. Modelos, algoritmos e aplicações de programação linear (simplex, análise de sensibilidade, dualidade, problemas especiais – transportes e atribuição). Programação linear inteira e mista. Noções de programação dinâmica. Condições de Karush, Kuhn-Tucker. Introdução a métodos de programação não linear.

Gestão da Qualidade: Teoria e Prática

EMENTA

A qualidade como fator de liderança estratégica. A visão estratégica da qualidade e da produtividade. Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática. Concepção moderna da qualidade. Primeiro referencial da gestão da qualidade: o conceito básico da qualidade. Segundo referencial básico da gestão da qualidade: a qualidade total.  Gestão da qualidade total. Gestão da qualidade no processo produtivo. Conceitos, método e estruturas da gestão da qualidade consagrados pela prática. Qualidade e suas múltiplas abordagens. Produzindo qualidade do projeto ao produto. Noção e a avaliação dos defeitos. Modelo atual do controle da qualidade. Planejamento da qualidade. Estruturas para a produção da qualidade. Modelos básicos da economia da qualidade. Processo e agentes da gestão da qualidade. Características do modelo de gestão da qualidade. O agente de decisão na gestão da qualidade: o gerente da qualidade. O agente de transformação na gestão da qualidade: o recurso humano. O agente de consolidação da gestão da qualidade: a cultura da organização.

Gestão Ambiental em Operações
Produtivas

EMENTA

Fundamentos da Gestão Ambiental. Sistemas de Gestão Ambiental e as Normas da Série ISO 14000. Produção Mais Limpa e Ecoeficiência. Indicadores de Gestão e Desempenho Ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais. Desafios da Gestão Ambiental nas Organizações Produtivas.

Modelagem Estatística

EMENTA

Probabilidade, Estimação, Modelos de Regressão e Análise Fatorial. Variáveis Aleatórias e Modelos Probabilísticos: Bernoulli, Binomial e Multinomial. Estimação de Parâmetros: Parâmetros e Estimadores, Intervalos de Confiança, Propriedades dos Estimadores e Métodos de Estimação. Testes de Hipóteses. Medidas de associação: correlação e coeficiente de associação.  Modelos de Regressão: Linear e Logística.

Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção

EMENTA

O programa da disciplina é conduzido de modo a apresentar os métodos e técnicas usualmente adotados na engenharia de produção e gestão das operações para que os alunos tenham condições seleciona-los e aplica-los ao seu tema de pesquisa. O programa considera os seguintes pontos: a) Construção de um projeto de pesquisa; b) O processo de pesquisa; c) Identificação e formulação de um problema de pesquisa; d) Definição de objetivos, constructos e hipóteses; e) Elaboração do referencial teórico; f) Aspectos bibliométricos relevantes; g) Abordagens metodológicas típicas na engenharia de produção; h) Detalhamento das abordagens metodológicas típicas na engenharia de produção: survey; estudo de caso; pesquisa-ação;  modelamento e simulação e experimento; i) Estrutura de elaboração de teses, dissertações e artigos científicos.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

EMENTA

Desenvolver nos participantes competências no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, como filosofia de trabalho para a agregação de valores ao mercado, de forma que identifique os princípios teóricos que sustentam a arquitetura e o funcionamento de uma Cadeia de Suprimentos.
Introdução ao Curso; Conceituação: Definições e conceitos de Supply Chain Management (SCM); princípios e abrangência da SCM; desmistificação da SCM; estado da arte da SCM. Arquitetura da SCM: Sincronização da SCM; Integração da SCM; confiabilidade na SCM; Valor na SCM; competências na SCM; Governança da SCM; Agilidade na SCM: Cadeias de Suprimento Ágeis; Flexibilidade na SCM; Cross-docking para agilidade na SCM. Relacionamento com a Demanda: Gerenciamento Baseado na Demanda; Customização massiva; Decoupling Point; Tópicos Especiais: Teoria das Restrições aplicada na SCM; A SCM num ambiente virtual; Redes de Empresas; Tendências na SCM.

Métodos Estocásticos em Logística e Transportes

EMENTA

Probabilidade: definições, teorema de bayes, variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade Processo estocástico: conceituação, seqüências Markovianas, matrizes estocásticas, propriedades e suas aplicações; Teoria das filas: modelos de filas e suas aplicações; Simulação.

Desenvolvimento de Produtos I

EMENTA

O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) e sua importância; características do PDP; tipos de projetos de desenvolvimento de produtos; definição e escopo do PDP; a importância da gestão do PDP; abordagens para a gestão do PDP; arranjos organizacionais para o PDP; fatores gerenciais que afetam o PDP; conceitos de modelagem de processos; modelo de referência para o PDP, suas macro-fases e fases; métodos e ferramentas de desenvolvimento de produtos; indicadores de desempenho do PDP; parceiros do desenvolvimento colaborativo de produtos; áreas de conhecimento; Gestão do conhecimento do PDP; planejamento estratégico de produtos; análise de portfólio.

Análise Ergonômica do Trabalho

EMENTA

Introdução à Análise Ergonômica do Trabalho; Definições; a Intervenção Ergonômica; Fases da Análise Ergonômica do Trabalho; Metodologia de análise: Análise Ergonômica da Demanda; Análise Ergonômica da Tarefa; Análise das atividades de trabalho; A elaboração do diagnóstico e recomendações ergonômicas.

Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão II

EMENTA

Introdução; Teoria da Mensuração; Escalas Nominais; Ordinais; de; Intervalo; de Razão.; Descritores.; Ancoragem das múltiplas dimensões( Níveis Bom e Neutro);Objetivos Implícitos (Nos descritores,Nas restrições e Nas escalas.);Independência Preferencial Ordinal; Propriedades dos PVFs e das FPVFs.;Identificação de objetivos ocultos; Perfil atual como instrumento para análise da situação atual ( diagnóstico); Aplicações .

Introdução à MCDA

EMENTA

Introdução a Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão; Os limites da Objetividade; Situações Decisionais; Ajuda à Decisão- Atores e Modelos; Problemáticas; Atores e o Processo decisório.;
Estruturação I : Identificação do Contexto Decisório;Construção dos Mapas de Relação Meio – Fim.;Transição dos Mapas de Relações de Influência para Estruturas Hierárquicas de Valor;Identificação dos Pontos de Vista Fundamentais;Propriedades dos Pontos de Vista ;
Estruturação II : ;Escalas: Nominais; Ordinais; Intervalo e de Razão.;Construção dos Descritores dos PVFs.;Ordenação dos Níveis dos Descritores para cada PVF.;Identificação dos Níveis Âncoras para os PVFs.; ; Avaliação:;Métodos de Transformação das Matrizes de Juizo de Preferência em Escalas ; Cardinais. ; – Direct Rating.; – Bissecção.; – Swing Procedure.; – Tradeoff Procedure.; – Macbeth.;Construção da Matriz Semântica de Juizo de Preferência para cada PVF.;Independência preferencial : Ordinal; e Cardinal;Hierarquização dos PVF?s; Análise da Transitividade.;Construção da Matriz Semântica de Juizo de Preferência dos PVFs.;
Avaliação II: ;Análise do Modelo de Agregação ;Análise do Perfil de Impacto ;Análise de Sensibilidade: Gráfica; Numérica e Dominância.; Recomendações; Geração de ações;Aplicações

Teoria da Resposta ao Item

EMENTA

Teoria Clássica de Medida, Teoria da Resposta ao Item: principais modelos, métodos de estimação, escala de medida, equalização, dimensionalidade.
1. Introdução
2. Teoria Clássica de Medida – TCM
3. Uma visão geral da Teoria da Resposta ao Item – TRI e suas principais aplicações
4. Os principais modelos da TRI
5. Métodos de Estimação na TRI
a. Um único grupo
b. Mais de um grupo
6. Construção e interpretação da escala de medida
7. Equalização
8. Dimensionalidade

Custos Industriais

EMENTA

Compreender as classificações de custos. Usar custos como apoio à tomada de decisões. Usar os conceitos de custos como apoio ao controle gerencial. Conhecer os princípios e métodos de custos.
01. Terminologia e problemática atual de custos.
02. Princípios de custeio.
03. Análise de custo-volume-lucro.
04. Custo padrão.
05. Método dos centros de custos.
06. Custeio baseado em atividades.
07. Método da UEP.

Modelos de Previsão em Engenharia de Produção

EMENTA

Métodos gráficos, Auto correlação, U de Theil, Mínimos Quadrados, Transformações, Decomposição clássica, Alisamento Exponencial, Regressão Simples e Múltipla, Modelos ARIMA, Regressão dinâmica, Previsão por julgamentos, Organização da empresa.

Avaliação Estratégica da Qualidade

EMENTA

Avaliando a qualidade. Por que avaliar a qualidade? Como avaliar a qualidade? Elementos básicos para a avaliação da qualidade. Indicadores da qualidade e da produtividade. O papel dos indicadores na avaliação da qualidade. Conceito e características dos indicadores da qualidade e da produtividade. Ambientes para a avaliação da qualidade com o uso de indicadores. Natureza dos indicadores em relação aos ambientes de produção da qualidade. Definição de um indicador. Alguns exemplos práticos de indicadores. Planejamento e controle de processos. A abordagem do planejamento e controle de processos. O conceito prático gerado pelo PCEP: capabilidade de processos. Avaliação por variáveis e por atributos. Interpretação dos modelos de PCEP. Projetos de experimentos que envolvem o PCEP. Ações para a estruturação do PCEP. Os erros mais comuns quando se utiliza o PCEP. Avaliação da qualidade por processos de inspeção. Inspeção da qualidade. Caracterização do processo de inspeção da qualidade. Execução da inspeção. Desenvolvimento da inspeção da qualidade através de planos de amostragem. Estrutura básica dos planos de amostragem para a inspeção por atributos e por variáveis. Modelos de inspeção baseados em normas. Planos construídos a partir da CCO. Planos construídos a partir da análise de custos. Planos de amostragem estruturados sob forma de normas.

Tópicos Especiais em Ergonomia: Estudo de Caso

EMENTA

Estudo do movimento e postura no Ambiente de Trabalho. Terminologia básica, sistemas de referência, articulações e movimentos repetitivos. Esforço repetitivo. Lesão cervical por esforços repetitivos. Utilização dos Métodos OCRA, RULA, WOAS, NIOSH, REBA na avaliação da capacidade mecânica para o trabalho. Diretrizes para a Organização do trabalho na posição sentada e Ortostática como prevenção de Doenças Ocupacionais oriundas do trabalho repetitivo e posturas estereotipadas.

Logística Humanitária e de Serviços Emergenciais

EMENTA

Visão geral sobre a logística humanitária e de serviços emergenciais. Ferramentas para a modelagem e solução de problemas da logística humanitária e de serviços emergenciais: a importância de um enfoque probabilístico; probabilidade geométrica; medidas de percurso e tempo na malha urbana; problemas de distância; problemas de localização; problemas de zoneamento; problemas de congestionamento.
Logística de ajuda humanitária: preparação; coordenação; gestão da informação; administração do conhecimento; construção de parcerias; medidas de desempenho; estudos de caso.

Tópicos em Qualidade: Pesquisa e Aplicação do Desdobramento da Função Qualidade

EMENTA

Princípios do desdobramento da função qualidade (QFD). Modelos conceituais e matrizes do QFD. Métodos e ferramentas utilizadas em conjunto com o QFD. Aplicações do QFD para desenvolvimento de produtos e serviços. Utilização do QFD para tomada de decisão. QFD no Brasil e no Mundo.

Estudo de Casos em Logística Dinâmica

EMENTA

Com base na ementa da Disciplina “Logística Dinâmica”, lecionada nos últimos três anos, será fornecida aos alunos uma série de artigos sobre o assunto, artigos esses que deverão ser analisados e comentados. Adicionalmente, deverá ser entregue um manuscrito de artigo ao fim do período, como trabalho final, juntamente com a apresentação de um seminário em classe.

 

Facebook Twitter