Alunos do LPMC participam de colaboração com HU em pesquisas e melhorias no fluxo de nutrição enteral

20/05/2019 09:04

Alunos do Laboratório de Produtividade e Melhoria Contínua (LPMC) da Engenharia de Produção, desenvolveram um projeto no setor de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) sob supervisão do professor do  Guilherme Luz Tortorella.  A parceria foi estabelecida em março de 2018 e o grupo foi formado pelos mestrandos do PPGEP, Ana Paula Lista, Gabriel Preuss Luz e Najla Alemsan e graduandas Izabela Rodrigues e Luana Amorim. O projeto teve por objetivo prover melhorias no fluxo de materiais de nutrição enteral, suplementos e fórmulas infantis, por meio de uma nova proposta de rotas de entrega de produtos, proposta de previsão de demanda e dimensionamento de estoque, sob perspectiva dos princípios LEAN. Atualmente o projeto está em continuidade com o aluno de mestrado Guillermo Moliner, da Espanha, que está realizando intercâmbio no LPMC.

As novas rotas de entrega destes produtos melhoraram significativamente a rotina dos colaboradores, com redução de 30% no tempo perdido com transporte, além de promover abastecimento de forma planejada e melhorias ergonômicas. A previsão de demanda, anteriormente realizada sem procedimentos padrões, agora pode ser estimada a partir de modelos de previsão, o que representará uma possível redução de R$ 300.000,00 no pregão anual (28%). Além disso as previsões mensais de produtos evitarão a falta de produtos vitais aos pacientes e perdas de produtos relacionadas à perecibilidade. Da mesma maneira, as famílias de produtos passaram por uma classificação ABC e VED (vital-essencial-desejável) e parâmetros de dimensionamento de estoque foram estabelecidos. Com a nova política de estoque, pretende-se reduzir em 30% o estoque mensal dos produtos, representando uma economia de R$ 14.000,00 por mês. Além de melhorias no atendimento ao paciente e nas rotinas dos funcionários, os resultados financeiros são representativos, ainda mais quando se fala de um hospital público onde os recursos na maioria das vezes são escassos.

A oportunidade de vivenciar os problemas reais e poder atuar na prática agrega muito no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Por meio dos grandes resultados obtidos, pretende-se expandir a parceria com o HU para outros setores da organização.