MISSÕES ACADÊMICAS DE UNIVERSIDADE COLOMBIANA NA UFSC

22/07/2018 14:30

No período de 25 de Junho ao 06 de Julho deste ano, foram recebidas na UFSC três Missões Acadêmicas de alunos da Universidad de La Costa – CUC, de Barranquilla, Colômbia, nos marcos do convênio de colaboração firmado entre ambas as instituições. As áreas de interesse destas Missões foram:

1. Ergonomia da Atividade, ministrada pela Profa. Dra. Lizandra Garcia Lupi Vergara
  2. Melhoria Contínua da Produtividade de Processos, ministrada pelo Prof. Dr. Guilherme Tortorella
  3. Eficiência Logística, ministrada pelo Prof. Carlos Taboada

As Missões contemplaram a realização de vários workshops/ cursos de curta duração para complementar e aprofundar a formação dos alunos, e visitas técnicas a empresas catarinenses com boas práticas nos assuntos de interesse das Missões.

Os participantes manifestaram a sua satisfação com os conhecimentos adquiridos e com a qualidade técnica apreciada nos professores instrutores, com a UFSC e as suas instalações, e com a prática empresarial das empresas brasileiras, considerando que as Missões foram um total sucesso.

Estas Missões correspondem a uma evolução natural do processo de internacionalização da UFSC, e o interesse pelas mesmas iniciou-se com a visita em 2017 dos docentes do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC, Carlos Taboada e Guilherme Tortorella à Universidad de La Costa, na condição de Docentes Internacionais, e terá continuidade com a ida da Profa. Lizandra Vergara, também do Departamento EPS, em outubro deste ano.